top of page

Lobo-marinho encontrado em Caiobá passa por cuidados veterinários


Lobo-marinho em reabilitação nada em piscina
Foto: Lab. de Ecologia e Conservação/UFPR

O lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) registrado na praia Brava de Caiobá, em Matinhos, na última quarta-feira (13), foi resgatado pela equipe técnica do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal está em tratamento veterinário no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CRED) do Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR, em Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná.



O lobo-marinho foi encontrado muito magro, com alterações nos pulmões, estômago e intestino. Desde o resgate o animal vem recebendo os tratamentos necessários, incluindo suporte e apoio da equipe para que consiga estabilizar o quadro de saúde e posteriormente retornar à natureza.


A presença de lobos-marinhos de diferentes espécies acontece anualmente na região paranaense, principalmente no período de junho a outubro, quando migram para o litoral brasileiro em busca de alimento e descanso.

Quando avistar um lobo-marinho, não se aproxime, não toque e nem devolvê-lo para a água. Trata-se de um animal selvagem territorialista e a aproximação humana pode despertar um comportamento de defesa. Acione a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.



Lobo-marinho descansa em recinto de reabilitação
Foto: Lab. de Ecologia e Conservação/UFPR


SOBRE O PMP-BS


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.



Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (litoral do Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba (ao sul) e Guaraqueçaba (ao norte).


Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746.



bottom of page