LEC seleciona bolsistas de graduação da UFPR; inscrições até 25/05

O Programa de monitoramento e de avaliação ecológica e saúde de animais marinhos no estado do Paraná (ProMar/PR) vai selecionar estudantes de graduação que queiram atuar no projeto, que é realizado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Campus Pontal do Paraná da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Serão selecionados oito alunos com matrículas ativas na UFPR que estejam cursando a partir do quinto semestre dos cursos de Oceanografia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Biologia, Medicina Veterinária, Geografia ou Engenharia de Aquicultura. Também há vagas específicas para estudantes cursando Comunicação Social.


Durante o período de atuação no projeto, os bolsistas da área de meio ambiente atuarão no atendimento da fauna marinha, nas análises de dados biológicos, na coleta e preparação de amostras biológicas, em leituras e discussões científicas, entre outras atividades de apoio técnico. Os estudantes de comunicação devem auxiliar na assessoria de pesquisa e ações de comunicação do projeto, na elaboração de conteúdo de divulgação, e em outras demandas vinculadas à área.


As atividades serão desenvolvidas no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CRED), localizado no Campus Pontal do Paraná. Os estudantes poderão se deslocar para atividades de campo nas regiões abrangidas pelo projeto, como Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Guaraqueçaba, incluindo as ilhas do Mel, das Peças e Superagui. Os alunos de comunicação social poderão realizar suas atividades remotamente, desde que a dinâmica de trabalho seja estabelecida e acordada via plano de trabalho.

A atuação no projeto será de 18 meses, com início em junho de 2021 e término em novembro de 2022, podendo ser prorrogada por até duas vezes por período igual, havendo viabilidade e interesse de ambas as partes. As bolsas são no valor de R$ 474,07 mensais, de acordo com as regras da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar).


Inscrições e seleção


Os interessados têm até o dia 25 de maio para preencher o formulário de inscrição anexo ao edital e encaminhá-lo, junto com a documentação exigida, para o e-mail pmp.parana@gmail.com.


As etapas de seleção contemplarão a análise do curriculum vitae e do currículo Lattes, do desempenho acadêmico do candidato e da carta de apresentação individual, além de entrevista, conforme critérios estabelecidos no edital.


O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia três de julho nas redes sociais do LEC/UFPR (@lecufpr) e no site do Campus Pontal do Paraná.

Acesse o edital.