top of page

Golfinho-nariz-de-garrafa é resgatado vivo, mas morre no litoral do Paraná

Apesar dos esforços da equipe, o animal estava muito debilitado e não resistiu

Foto: Divulgação/PMP-BS/LEC-UFPR


Um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) foi encontrado vivo em Guaratuba, na manhã de ontem, 26. Turistas que navegavam pelo local acionaram a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que se deslocou até o local para o resgate e atendimento do animal. Apesar dos esforços da equipe, o animal não resistiu e veio à óbito na tarde do mesmo dia.


O golfinho foi avistado com nado lateralizado, passando longos períodos na superfície e seguindo as embarcações. Ele também estava encalhando nas áreas rasas de manguezais repetidamente e apresentava alterações no comportamento e frequência respiratória.


Segundo a bióloga coordenadora do PMP-BS/UFPR, Dra. Camila Domit, a equipe em campo acompanhou o comportamento e sinais clínicos do animal e estruturou a logística para a contenção e atendimento do golfinho. “O procedimento foi realizado com responsabilidade e colaboração de todos em campo, sendo o animal contido e manejado para o transporte”, relata Domit.


O atendimento foi realizado com o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Iate Clube de Caiobá. Esse trabalho em rede está previsto no Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná (PRAE), que desde 2018 norteia o atendimento à fauna marinha do litoral do Paraná.


Conforme avaliação veterinária, além das alterações já relatadas, o animal estava magro e com diversas doenças de pele, fatores que indicam quadro de debilidade crônica. Mesmo com os esforços da equipe, o golfinho não resistiu e veio a óbito durante o deslocamento para a área do Iate Clube.


A equipe transportou a carcaça para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CReD) da fauna marinha na UFPR, onde foi conduzida a necropsia e coleta de amostras biológicas. Segundo o médico veterinário do PMP-BS/UFPR, Fábio Henrique de Lima, as informações sobre a causa da morte serão divulgadas pelo LEC/UFPR após análise dos laudos dos exames feitos durante a necropsia.



SOBRE O PMP-BS


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.


Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

bottom of page