top of page

Dez Pinguins-de-Magalhães voltam à natureza neste sábado

Moradores e visitantes do litoral paranaense poderão acompanhar a soltura das aves marinhas reabilitadas


Foto: Divulgação/PMP-BS/LEC-UFPR


A manhã do próximo sábado será marcada pela volta de dez Pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) para a natureza. A soltura acontecerá na praia de Pontal do Sul (próximo a Assenodi), município de Pontal do Paraná, dia 08, às 10h. A comunidade pontalense poderá acompanhar este momento emocionante.


A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, responsável pelo trecho paranaense do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras, levará os animais de volta ao mar depois de alguns meses de reabilitação.


A maioria dos pinguins resgatados pela equipe, via acionamento feito pela sociedade ou monitoramento diário, apresentava quadro de desnutrição e debilitação. Nesta época do ano é comum avistar pinguins no litoral brasileiro que vêm em busca de alimento. Eles saem de suas áreas reprodutivas ao sul, na região da Patagônia, em uma viagem de cerca de 4.000 km. O processo de migração consome muita energia dos animais, fazendo com que alguns fiquem debilitados e encalhem nas praias da região, principalmente os mais jovens, que são menos experientes e têm menor reserva energética para realizar esta jornada.


A equipe multidisciplinar PMP-BS/UFPR formada por veterinários, biólogos, oceanógrafos, tratadores e outros profissionais, fez os procedimentos e tratamentos necessários para que os animais recuperassem a saúde e pudessem voltar com as melhores condições físicas à natureza.


No caso dos pinguins, é necessário formar grupos de pelo menos oito animais para realizar a soltura. Essa espécie possui comportamento natural de conviver em bandos, portanto, para garantir a sobrevivência e melhores condições de migração para os animais reabilitados, a equipe preza por devolvê-los em grupos para o mar.


O retorno dessa espécie à natureza tem se tornado muito importante para a conservação da população do Atlântico Sul. “Este trabalho, além de contribuir com a conservação da biodiversidade, ainda atua como um monitoramento da qualidade do ambiente e auxilia a sociedade e governantes no desenvolvimento de melhores ações para a manutenção do bem estar da fauna e proteção ambiental”, comenta a coordenadora do PMP-BS na UFPR, Camila Domit.


Ao encontrar pinguins ou outras aves marinhas debilitadas ou mortas nas praias do litoral do Paraná acionem a equipe do PMP-BR/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.



SOBRE O PMP-BS


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

bottom of page