top of page

Ave costeira é solta depois de reabilitação

Após nove dias de tratamento a ave voltou ao seu habitat natural


Foto: Divulgação/PMP-BS/LEC-UFPR


Um tesourão (Fregata magnificens) voltou à natureza nessa quinta-feira, 14, na Praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná. A ave marinha ficou em tratamento por nove dias no Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


O animal foi encontrado com as penas encharcadas dia 05 de julho e foi levado ao Laboratório para reabilitação. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da UFPR fez o tratamento necessário para que a ave pudesse voltar em bom estado de saúde para a natureza. Com bons resultados, a ave foi avaliada como apta à soltura.


O tesourão, também conhecido como fragata, é uma ave de asas grandes, com comprimento de 85 a 100 cm e dois metros de envergadura. É uma espécie frequentemente avistada ao longo do litoral brasileiro. Suas colônias são encontradas em Fernando de Noronha, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Informações do WikiAves). No Paraná, a principal área reprodutiva está no Arquipélago de Currais, um parque nacional federal que tem por objetivo proteger esta e outras espécies de aves marinhas - conheça mais sobre a área clicando aqui.


Ao encontrar aves marinhas debilitadas ou mortas nas praias de Pontal do Paraná é possível acionar a equipe do PMP-BR/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.



SOBRE O PMP-BS


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.


bottom of page