Centro de Estudos do Mar completa 40 anos


O Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, integrando a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), participou nesta segunda-feira (21), da cerimônia oficial de aniversário dos 40 anos do Centro de Estudos do Mar-campus Pontal do Paraná.


A solenidade contou com a presença do excelentíssimo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e da vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz, diretor do CPP-CEM, professor Talal Suleiman Mahmoud, e demais autoridades, entre elas, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, a vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini, e o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Paraná (IBAMA), Luiz Antônio Corrêa Lucchesi.


“O CPP-CEM é espaço de atividades de ensino, pesquisa e extensão, referência em preservação ambiental, no desenvolvimento econômico da comunidade local, com resultados relevantes para a ciência nacional e mundial. Um orgulho para o litoral do estado do Paraná e para a UFPR”, salientou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.


Atualmente o campus oferta cinco cursos de graduação, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos e um curso de especialização em Educação Ambiental Marinho e Costeira. São 63 professores e 34 servidores técnicos trabalhando no local com cerca de 650 alunos. (Saiba mais sobre a História do CEM UFPR)



Integração entre Ciência e Sociedade


Um dos exemplos destacados na cerimônia foi a prestação de serviço do @lecufpr via Projeto Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e diversas outras iniciativas que integram o resgate e reabilitação de fauna marinha debilitada ou morta no litoral do Paraná, a avaliação de saúde ambiental e o apoio aos gestores locais. A equipe do LEC/UFPR também expôs a coleção biológica da fauna marinha durante o evento.


De acordo com a coordenadora do LEC/UFPR, Camila Domit, celebrar os mais de 40 anos de história e dedicação de tantos que construíram e vêm se dedicando ao Centro de Estudos do Mar - Campus Pontal do Paraná da UFPR é gratificante para toda a equipe do LEC. “Hoje colhemos os esforços dos pioneiros na ciência oceânica que aqui estabeleceram o alicerce de pesquisas de qualidade e integrada às demandas de nossa sociedade e de toda a biodiversidade. Que possamos a cada dia e junto a esta universidade consolidar a pesquisa, a extensão e a formação de profissionais em prol de um litoral e um planeta de qualidade a todos”, ressalta.


Ciência pé na areia


Na semana que antecedeu a cerimônia oficial de aniversário do Campus, o @lecufpr e outros laboratórios de pesquisa apresentaram seus projetos e organizaram o primeiro Flip-flop Science, uma iniciativa para aproximar a ciência da sociedade onde pesquisadores trouxeram temas de forma descontraída em dois bares de Pontal do Sul, chamando o público para discutir temas relevantes do cotidiano pelo olhar da ciência.


✅ Sobre o PMP-BS


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O LEC UFPR é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR).


Fonte: UFPR e @lecufpr


#pmpbs #lecufpr #40anoscemufpr #décadadooceano #ufpr_oficial